PROJETO: CONHECENDO O MEIO EM QUE VIVO: EU FAÇO PARTE, EU O
PROTEJO
DIRETORA: ROSANA BARROS SANTANA
COORDENADORA: JESSICA SIMPLÍCIO
PROFESSORAS: MARGARETE DALVA ANSCHAU NUNES
ELDA FLAVIA DA SILVA
BOLSISTAS: WESLA RAYANE ROCHA
RAFAELA QUEIROZ ALVES
DURAÇÃO: Início 07 de junho de 2021 a 30 de setembro de 2021
COMO SURGIU O PROJETO:
O projeto foi desenvolvido na EMEI Cecília Meireles, com
alunos do Pré fase I “B”, durante junho a setembro. No retorno da aula presencial, todos os dias,
era relembrado os protocolos de segurança para evitar o contágio do vírus.
Observou-se que os alunos ao lavar as mãos e secá-las utilizavam tanto o
sabonete como o papel toalha além do que necessitavam, também muitos, enquanto
lavavam as mãos deixavam a torneira aberta mesmo a professora lembrando-os
constantemente, nas rodas de conversa e na hora da ação. Percebeu-se que, era
preciso usar outra estratégia, pois só dialogar ou alertar não estava dando
certo. Então, foi apresentado a música Planetinha, despertando a curiosidade
deles em diferentes aspectos: “É a Terra que gira? Pensei que era o Sol” “A
água vai acabar?” A partir dessas e outras
situações iniciou-se o projeto de aprendizagem.
Conhecer e reconhecer o meio em que vive, sentindo-se ser integrante, observando que as ações podem ter reações positivas ou negativas no ambiente, identificando e selecionando fontes de informações, para responder questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação, observar e relatar fatos importantes sobre o nascimento e desenvolvimento das plantas.
AÇÕES:
O projeto foi desenvolvido na EMEI Cecília Meireles, com alunos do Pré fase I B, a partir do dia 07 de junho a 30 de setembro de 2021, sendo organizada através das seguintes ações:
- Música: Planetinha (vídeo da música/roda de conversa: quem gira? O Sol ou a Terra, ações que podem ser feitas para proteger o meio ambiente - dois papéis toalha, apertar uma vez só o sabonete, enquanto estiver lavando as mãos desligar a torneira/confecção do livro/ ensaio e apresentação/tinta industrializada e natural/mistura de cores) / questionamentos: Onde nós vivemos/Quem é o astro rei/ O que é meio ambiente
- Passeio no ambiente escolar observando: o que faz parte da natureza (o que Deus criou) e o que o Homem construiu/ em casa observar também o ambiente - o que faz parte da natureza (que Deus criou e o que o Homem construiu.
- Passeio no ambiente escolar observando as formas geométricas existentes na construção, nos móveis... pintar as formas geométricas de acordo com a legenda, construção de casas, prédios, carros, brinquedos utilizando as formas geométricas de pasta poliandra, identificando cores, formas maiores e menores.
- Realização de passeio na EMEI Um, dois, três, conte outra vez/ Onde está você, matemática? / Onde posso te encontrar? observando quantidade (quantas gangorras/quantos escorregadores/quantos balanços), árvores em cada espaço, pneus (cavalinhos), no clubinho secreto (quantas árvores, quantos pneus –casas) /cores/ ilustração do que lhe chamou a atenção no passeio.
- Pescaria utilizando os pneus como contorno do lago, clip, barbante.
- Músicas sobre o meio ambiente, natureza (Planetinha, ai planta aqui, ai planta ali uma plantinha, Passeio no Jardim, Peixe vivo.
- Histórias: O livro do Planeta Terra, Poesias: O que será de mim? Girassol quer sol (Jane Prado), O Homem Que Amava Caixas, A Chuvarada Isabella e Angiolina
- Vídeos: Como acontece dia e noite/ De Onde Vem o Dia e a Noite? / Vamos proteger nosso Planetinha- O que posso fazer?
- Construção de um brinquedo com a família utilizando caixas (Podem ser caixas grandes, pequenas, quadradas, retangulares, arredondadas).
- Passeio ao redor de casa, recolher diversos materiais naturais (folhas secas, pequenos gravetos, pedrinhas...) usar lápis de cor, giz de cera ou tinta e os materiais recolhidos e fazer um desenho da natureza.
- Pesquisa com a família enviando fotos e vídeos: o que faz parte do meio ambiente, o que Deus criou, o que o Homem construiu, partes da planta, diferentes folhas/ caules/ flores/sementes/frutos/cores, em seu quintal ou outro local, as partes da planta.
- Passeio ao Parque Florestal em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, orientando-nos, tirando dúvidas, contando a história da Plantinha, mostrando as espécies que existem nesse local e também, nos apresentando o viveiro municipal e para finalizar nos presenteando com uma mudinha (conhecimento da fauna e da flora do nosso município/ Apresentação da música planetinha/ Ilustração do que achou mais interessante no passeio ao Parque Florestal.
- História: (4 - Faz de conta: como se vive em casa: hábitos de higiene/alimentação/saúde...) Criada pela professora durante a atividade - Atividade dirigida: folha de revista, balde, giz.
* Coordenação/lateralidade/atenção/faz de conta/imaginação
1 - Exploração da folha de revista: desenhos, letras (diálogo sobre)
2 - Cada criança ficará dentro de um retângulo desenhado com giz no chão. Com a folha de revista na mão. Será trabalhado: na frente, atrás, em cima, direito, esquerdo...
3 - As crianças irão colocar a folha sobre o retângulo desenhado no chão. Nesse momento, a professora vai narrar a história do Lobo e os porquinhos, de acordo com a história inventada pela professora, os alunos se colocarão no retângulo onde está a folha que representava a casinha. Será trabalhado: dentro/ fora, atrás/ na frente, lado esquerdo/ lado direito...
4 - Faz de conta: como se vive em casa: hábitos de higiene/alimentação/saúde...
5 - Concluindo, cada aluno irá amassar a folha formando uma bolinha, em seguida, será arremessada no balde até conseguir fazer o gol.
- Palestra e contação de história com a Tachi (Olistuka – Coleta voluntária) – Início da Campanha de coleta de papel e plástico –entrega do Folder da campanha para as famílias pelas crianças/ início da separação de recicláveis pelos alunos e famílias para levar à escola.
- Cada coisa em seu lugar – Símbolos que ensinam (reciclagem)
- Reconhecimento da importância da coleta seletiva do lixo para a preservação do meio ambiente (maneira correta de fazer essa seleção).
FOLDER DA CAMPANHA DA COLETA DE RECICLÁVEIS PARA A FAMÍLIA
- Passeio no Aquarela Brasil: Entrega do certificado para os alunos - Protetor do Meio Ambiente, Piquenique e Atividades recreativas no parquinho.
- Assistir aos vídeos produzidos das ações dos alunos durante o desenvolvimento do projeto.
- Após concluir cada etapa das ações registro de palavras através da escrita espontânea, também utilizando o alfabeto móvel/ identificação de letra inicial e final.
- Produção de texto oral e escrito tendo a professora como escriba – História do nosso projeto do início até o final.
RECURSOS:
Recursos Humanos: Alunos e família, Equipe gestora da Emei Cecília Meireles, Professoras e Bolsistas da sala, Secretaria do Meio Ambiente, de Educação e Transporte, Equipe do Parque Florestal, equipe da @listica, Equipe de Apoio e Nutrição da Emei.
Recursos Materiais: Livros literários, revistas, som, televisão, programas de edição, celular, globo terrestre, recicláveis, papel laminado, cola, barbante, tinta guache, tinta natural (açafrão da terra), TNT, Parque Florestal, Aquarela Brasil, Clubinho Secreto...
AVALIAÇÃO:
A avaliação foi continua através das devolutivas orais e registros, produções de vídeos relembrando as ações desenvolvidas e brincadeiras de faz de conta. Logo, observou-se que objetivos propostos foram alcançados, pensando no meio, como protegê-lo, economizando o que nos é proporcionado, através da cobrança dos colegas quando alguém não seguia o combinado e do depoimento dos pais que eram cobrados em suas casas para realizar ações em favor e proteção do meio.
AGRADECIMENTO
Estimada professora MARGARETE DALVA ANSCHAU NUNES e a todos (alunos(as); bolsistas; tdis; gestão da EMEI; e demais participantes) que colaboraram com a realização desse lindo projeto. É com muita admiração e carinho que gostaria de expressar meu agradecimento professora, por ter compartilhado este trabalho conosco e também parabenizá-la por tudo que você faz por estas crianças e pela dedicação que deposita em suas aulas. Obrigada !!!
Para quem desejar conhecer mais sobre o projeto acessem o link abaixo: ⤵
Trabalho lindo parabéns prof...
ResponderExcluir🙂
ResponderExcluir